Buscar
  • Edi Rossetto

O que é pesquisa?


Muitos são os conceitos a respeito do que seja pesquisar. Nos dicionários, em livros de metodologia existem variadas explicações. Mas antes de procurar por um conceito nos livros, vamos fazer um exercício do pensar: buscar lá no nosso “arquivo interno” o que se sabe sobre pesquisa, o que já ouvimos falar, o que já lemos sobre isso. Em uma folha vá anotando tudo o que vem a mente, sem questionar, apenas escreva. Pronto! Agora, você tem o seu conceito sobre pesquisa!

A pesquisa nada mais é do que a curiosidade que temos sobre determinado tema, seja ele qual for. Esta curiosidade é instigada muitas vezes pela nossa percepção acerca de nossas vivências e experiências profissionais.

Quando pesquisamos, descobrimos, aprendemos e assim vamos construindo nosso conhecimento, por meio do aprendizado que a pesquisa oferece.

Pesquisar significa ir ao encontro de algo e nisso está implícito falar com as pessoas, muitas vezes ter que se deslocar de um lugar ao outro ou até de uma cidade a outra, sem falar nas inúmeras leituras que são feitas, pesquisas em bibliotecas, sites especializados, enfim, tudo para que nossa pesquisa seja concluída com êxito.

Vejamos dois conceitos sobre o que é pesquisa: para Gil (2009, p.17), “a pesquisa é requerida quando não se dispõe de informação suficiente para responder ao problema, ou então quando a informação disponível se encontra em tal estado de desordem que não possa ser adequadamente relacionada ao problema”. Já para Mello (2006, p.14): “pesquisar exige organização, dedicação, disposição, disciplina, tempo e estudo”.


#pesquisa #pesquisademercado #pesquisaeleitoral

66 visualizações

Fale com a gente

Rua: Amaral Gurgel 400 Jaú - São Paulo CEP 17201-010

Tel. 14-34169395