Buscar
  • Edivaldo Rossetto

Assessoria de Comunicação: o que é?

Há muita confusão no mercado quando o assunto é assessoria de comunicação. Seja do lado de quem contrata, e até mesmo do ponto de vista dos próprios profissionais que muitas vezes desempenham múltiplas funções em sua rotina de trabalho e pouco param para refletir sobre seu ofício.



O que é assessoria de comunicação?


A assessoria de comunicação pode ser entendida como uma das estratégias para facilitar a relação entre os jornalistas (imprensa) e as empresas, organizações ou pessoas físicas. É ter um profissional capaz de gerenciar as informações relevantes e apresentá-las de forma atrativa é essencial para conseguir se destacar na imprensa diante de tantas novidades diárias.


Mas, sem dúvida, a assessoria de comunicação depende de um profissional responsável em apurar informações de seus clientes e transformá-las em conteúdo de interesse (pautas) para os veículos de comunicação. Com o objetivo único de gerar notícias positivas de seus clientes na mídia de uma marca, produto ou personalidade, dependendo do objetivo estratégico da contratação do serviço.


O que faz uma assessoria de comunicação?


1) O assessor ou a assessora determina o que é ou não notícia dentro do seu cliente, qual tratamento será dado a esta informação e para quais veículos o conteúdo deve ser direcionado;

2) Ele divulga essa notícia aos jornalistas e formadores de opinião, empregando as mais variadas ferramentas (press-releases, press-kits, coletivas de imprensa etc.);

3) Caso algum veículo se interesse pelo assunto, utilizará o material para publicação ou agendamento de entrevistas.

Vale ressaltar que tanto o agendamento de entrevistas quanto a publicação de matérias são gratuitas. Damos a este processo o nome de mídia espontânea. Ou seja, o assessor de imprensa não paga pela notícia publicada, mas pelo trabalho executado em conquistar espaços na mídia.


O sucesso da divulgação depende da relevância do seu conteúdo. Cabe única e exclusivamente ao jornalista na redação determinar sua publicação ou não. 

Para aumentar as chances de “emplacar” uma matéria, o conhecimento das rotinas de uma redação, organização e planejamento são palavras de ordem na assessoria de imprensa.

Um bom profissional deve ser especialista não apenas em seu cliente, mas também conhecer os veículos e jornalistas aos quais direciona suas divulgações de forma a despertar seu interesse.

Em meio ao enorme volume de sugestões de pautas que precisam ser disparados atualmente é importante contar com ferramentas eficientes que possam auxiliar o dia a dia de qualquer jornalista.


Uma forma de otimizar o tempo e ganhar mais agilidade nas tarefas do dia do assesssor de comunicação, por exemplo, é usar alguns recursos na Plataforma Press Manager para disparar releases para a imprensa, organizar a lista de contatos por grupo e fazer o follow-up nas redações de forma prática e organizada.


A Plataforma Press Manager oferece ainda a opção de distribuidor de releases para a imprensa; follow up; agenda de entrevistas; monitoramento automático de notícias, clipping digital e entre outros.


Resumo: O assessor de comunicação é o profissional que pode transformar conteúdo de uma marca, produto ou personalidade em uma pauta interessante para os veículos de comunicação. Com o foco estratégico para dar visibilidade e retorno no médio a longo prazo.


#assessoria #comunicação #imprensa

9 visualizações

Rua: Amaral Gurgel 400 Jaú - São Paulo CEP 17201-010

Tel. 14-34169395